terça-feira, 7 de julho de 2009

Sorocaba e região se mobilizam contram contra decisão do STF

Enquanto a grande mídia passa ao largo das discussões acerca da decisão do Supremo Tribunal Federal em derrubar a exigência do diploma para o exercício do jornalismo, a imprensa da região de Sorocaba tem se mostrado atenta ao tema. Desde 17 de junho, dia da resolução, foram 18 publicações sobre o assunto nos jornais Cruzeiro do Sul e Bom Dia, entre reportagens, artigos, editoriais, notas e opinião de leitores. A afiliada da rede Globo em Sorocaba, TV Tem, também exibiu matéria sobre a polêmica no Tem Notícias 1ª Edição do dia 20.
E mais, no último dia 1°, o jornalista e professor de jornalismo João José de Oliveira Negrão falou da polêmica na TVI, de Itapetininga, e o programa Cruzeiro Educação de 2 de julho, apresentado por Miriam Cris Carlos na rádio Cruzeiro FM, trouxe o assunto e as opiniões de professores, estudantes e da diretoria da Regional Sorocaba do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.
O saldo é positivo, principalmente somado ao apoio da sociedade organizada: moções de repúdio apresentadas pelos vereadores Izídio de Brito Corrêa (PT), em Sorocaba, Geraldo Camargo (PT), em Piedade, Marcos Antônio Alves, de Votorantin, manifestação de apoio da Câmara de Sorocaba à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para a regulamentação da categoria, apoio do presidente da 24ª subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Sorocaba Antônio Carlos Delgado Lopes, do vice-presidente da CUT estadual, Carlos Ramiro, dos diretores dos sindicatos regionais de várias categorias, além da manifestação favorável de artistas como Carlos Madia.
Há ainda uma reação encabeçada pela Regional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, que já realizou três reuniões com profissionais da área, estudantes, professores e representantes da sociedade organizada. Do primeiro encontro, uma Frente Regional em Defesa da Regulamentação do Jornalismo, divida em comissões composta por profissionais da categoria, estudantes e professores, foi estabelecida. As comissões têm trabalhado a propagação da campanha, articulações com profissionais de jornalismo, sociedade organizada e civil, além de contato com artistas para uma ação pública, que será realizada em breve.
Ainda, no próximo dia 17, em São Paulo, Sorocaba será representada por uma comissão na reunião organizada pela Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj). O encontro irá discutir, entre outros assuntos, estratégias contra o fim do diploma e a Regional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo espera contar com a adesão dos colegas.
Luta está apenas no começo. Para que a decisão dos ministros do STF não seja permanente e venha precarizar ainda mais o exercício do jornalismo, é preciso o apoio de todos.
Conheça e participe do movimento. Acesse o blog Pelo Diploma (www.pelodiploma.blogspot.com http://www.pelodiploma.blogspot.com/ e faça parte da comunidade Jornalistas pelo Diploma (http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=91579897) no Orkut. Outras informações pelo telefone (15) 3342.8678.

Nenhum comentário:

Postar um comentário